Existem duas maneiras de ingressar como DENTISTA nas Forças Armadas (Exército, Marinha ou Aeronáutica): via concurso ou como temporário.
Qual forma de ingresso se encaixa melhor ao seu perfil?
Vamos entender…
TEMPORÁRIO
A forma TEMPORÁRIA se apresenta de 2 maneiras:
1- pelo Serviço Militar Obrigatório (SMO); e
2- pelo Serviço Militar Voluntário (também conhecido como SMV e MFDV nas 3 Forças e, adicionalmente, como RM2 especificamente na Marinha).
Antes de destrinchar cada uma delas, é preciso entender o que elas têm em comum:
-são de futuro incerto, uma vez que só garantem 1 ano na Força. Esses contratos anuais podem OU NÃO serem renovados a critério do comandante. Mesmo que sejam renovados, o período máximo na Força é de 8 anos.
-proporcionam remuneração menor em relação ao concursado, porque o temporário ingressa 2 postos abaixo do dentista concursado. Quanto mais alto o posto, mais dinheiro se ganha.
Vamos agora entender as diferenças entre o SMO e o SMV…
SMO
O SMO visa especificamente dentistas, do sexo masculino, no último ano de faculdade.
São milhares de dentistas formados anualmente e as vagas limitadíssimas.
Portanto, concorrência incrivelmente muitas e muitas vezes maior que a dos concursos de carreira.
Vamos ao SMV…
SMV
O SMV visa dentistas já formados e especializados, de ambos os sexos.
E essa via apresenta 2 características exclusivas:
1-requer investimento financeiro alto, já que, por ser uma seleção basicamente de pontuação curricular (Marinha ainda exige prova e algumas regiões militares do Exército também), exige que o dentista tenha muitos títulos para entrar; e
2-por exigir muitos títulos, é demorada para se conseguir. Títulos demoram anos para serem concluídos.
Vamos agora ao concurso…
CONCURSO
Essa via apresenta 3 características exclusivas:
1-requer investimento financeiro baixo. A Marinha exige somente a graduação. Exército e Aeronáutica exigem pós-graduação (outros títulos são aceitos também nessas duas Forças).
2-como a exigência de certificação é mínima, é muito rápido se habilitar para fazer a prova do concurso, passar e ingressar na carreira.
3-falando em carreira, o futuro é certo. Passou na prova garantiu R$ 4 milhões pagos ao longo de 35 anos, mais uma aposentadoria com o salário do úlitimo posto, sem cortes.
CONCLUSÃO
Depois de analisar esses dados, minha sugestão é se perguntar:
-o que quero da minha vida? 1 ano de trabalho garantido ou a vida inteira?
-quanto tempo eu estou disposto a esperar para me tornar dentista militar? Até a próxima prova de concurso (que são anuais) ou anos e anos até cumprir determinados pré-requisitos para ser temporário (por mais que as seleções para temporários também sejam anuais)?
-se o limite de idade para ser concursado é menor do que o para ser temporário, qual dos concursos eu ainda posso fazer? Será que eu posso fazer todos os concursos ou só um deles?
Adiante, um relato pessoal meu, Vinicius, dentista concursado do Exército que já foi temporário também!
RELATO PESSOAL
Antes de passar em 1º lugar no concurso do Exército, em 2014, para Dentística, eu era temporário. Isso me deu dinheiro para comprar livros e tempo livre para estudar (já que a carga horária de dentista militar, seja temporário ou concursado, é de 30h semanais). Portanto, ajudou.
Mas muito mais importante do que isso, para me tornar concursado, foi me afastar de tudo e todos que não me conduzissem à aprovação. Determinação supera tempo e até mesmo inteligência.
-Baixe gratuitamente o EBOOK Dentista Militar para Iniciantes para conhecer os pré-requisitos, etapas e histórico de vagas dos concursos -> CLIQUE AQUI
-Acesse nosso DRIVE para para baixar gratuitamente as provas mais recentes -> CLIQUE AQUI
-Baixe apostilas gratuitas de assuntos que já caíram nos concursos das Forças Armadas para dentistas -> CLIQUE AQUI
-Visite o site da MENTORIA para começar a estudar de forma direcionada e passar na sua próxima prova -> CLIQUE AQUI