Os concursos das Forças Armadas para dentistas (Exército, Marinha e Aeronáutica) são anuais.
Porém, isso não quer dizer que você deva sair fazendo a primeira prova que apareça em sua frente. E muito menos tentar estudar para mais de uma delas ao mesmo tempo.
Essa é a receita comprovada para o fracasso retumbante.
É preciso estabelecer um foco. E para estabelecer um foco é preciso conhecer os pré-requisitos e o histórico de abertura de vagas/especialidades.
Por fim, definido o seu objetivo, é necessário conhecer o calendário dos certames para planejar/executar seus estudos.
Os principais pré-requisitos são idade e certificação. Os projeto a seguir, mirando as provas de 2025.
Exército: em 31/12/2025, você pode ter no máximo 31 anos. Exige pós, mestrado, doutorado, ou residência na área que se inscreveu, e esse documento precisa ser apresentado até meados de Março/2026.
Aeronáutica: em 31/12/2025 você pode ter no máximo 34 anos. Exige pós ou residência na área que se inscreveu e esse documento precisa ser apresentado até Abril de 2026.
Marinha: em 30/06/2025 você pode ter no máximo 33 anos. Exige somente a graduação, apesar de as vagas serem para especialidades. A Marinha banca a especialização de quem passa somente com a graduação. Esse diploma precisa ser apresentado até Março de 2026.
Diversas vagas são ofertadas todos os anos e umas abrem mais ou menos que outras, a depender do concurso.
Em resumo, Cirurgia, Dentística, Endodontia, Odontopediatria, Ortodontia, Periodontia e Prótese abrem “igualmente” nos 3 concursos.
Implantodontia, Odontogeriatria, PNE e Radiologia abriram pouco e na FAB somente.
Estomatologia abriu pouco e somente na Marinha e FAB.
Obs: de 2010 para cá foram mais de 460 vagas ofertadas para dentistas. São os concursos que mais dão oportunidades para dentistas no Brasil.
Agora que você já definiu seu objetivo de concurso, vamos, finalmente, ao calendário.
A Aeronáutica libera seu edital em Janeiro/Fevereiro, enquanto Exército e Marinha o fazem em Março/Abril. A prova da Aeronáutica ocorre no final do 1º semestre, enquanto as da Marinha e Exército acontecem no início do 2º semestre.
O intervalo entre a liberação do edital e a ocorrência da prova teórica é sempre de cerca de 3 meses. Como é muita matéria para estudar, a preparação precisa começar muito antes da divulgação dos editais.
E a boa notícia é que os editais são estáveis no que cobram, portanto é possível utilizar os concursos anteriores como base para se antecipar ao edital.
Confira como todas essas informações dispõem-se no calendário. Abaixo segue uma PREVISÃO do que pode pintar em 2025 e uma SUGESTÃO recorrente e anula de planejamento:
JAN – estudo pré-edital
FEV – liberação do edital da Aeronáutica
MAR – liberação do edital da Marinha
ABR – liberação do edital do Exército
MAI – prova da Aeronáutica
JUN – prova da Marinha
JUL – prova do Exército
AGO – estudo pré-edital
SET – estudo pré-edital
OUT – estudo pré-edital
NOV – estudo pré-edital
DEZ – estudo pré-edital
Perceba no calendário como o período de estudo pós-edital é MUITO MAIS CURTO em relação ao pré-edital. Para ser mais exato, 2x mais curto!
Isso comprova que aguardar a liberação do edital para começar a estudar é extremamente arriscado.
Perceba também como começar a estudar no período pré-edital não só garante que você conseguirá dominar todo o conteúdo da prova, mas que você largará na frente da maioria dos candidatos. Afinal, esses esperam sempre o edital abrir para PENSAR em começar.
O Dentista e Militar consegue te ajudar em qualquer momento do ano.
Ao se matricular em período de edital fechado, você ganha acesso a conteúdos das turmas “pré-edital”, de Odontologia Geral (Marinha ou Exército), Português (Aeronáutica) ou Redação (Marinha ou Aeronáutica).
Assim que o edital de seu concurso for liberado, os conteúdos de sua especialidade serão filtrados uma última vez por nossa equipe e você receberá aulas referentes à seção de prova ESPECIALIDADE, como bônus.
Se você entrar mais tarde, com edital aberto, em uma turma pós-edital, as aulas específicas já constarão na plataforma.
E esse filtro que fazemos para você é extremamente relevante. Para você ter uma ideia, foram cobrados em 2024 na seção de prova de Odontologia Geral da Marinha apenas 11,05% dos 199 assuntos; em Odontologia Geral do Exército apenas 54,54% dos 22 assuntos; e em Português da Aeronáutica apenas 32,5% dos 40 assuntos.
-Baixe gratuitamente o EBOOK Dentista Militar para Iniciantes para conhecer os pré-requisitos, etapas e histórico de vagas dos concursos -> CLIQUE AQUI
-Acesse nosso DRIVE para para baixar gratuitamente as provas mais recentes -> CLIQUE AQUI
-Baixe apostilas gratuitas de assuntos que já caíram nos concursos das Forças Armadas para dentistas -> CLIQUE AQUI
-Visite o site da MENTORIA para começar a estudar de forma direcionada e passar na sua próxima prova -> CLIQUE AQUI