Essa é uma das sensações mais comuns de concurseiros e, não vou mentir: também me senti assim quando comecei a estudar para o Exército.
Porque, quando você abre o edital e identifica todos os livros e assuntos possíveis de cair, parece uma tarefa grande demais para ser cumprida. Especialmente se você tem menos tempo diário de estudo do que gostaria.
E aí está o primeiro grande erro: comparar a tarefa total de estudar toda essa matéria com o que você precisa estudar diariamente para dominar toda a matéria ao longo do tempo. É como achar que você conseguiria construir um foguete em um dia para levar o homem à Lua novamente. Não é bem assim que a banda toca.
Então se a desorganização foi identificada como problema, basta buscar a solução. Ou seja: a organização. Simples assim.
Distribuir todo esse conteúdo em fatias, ao longo dos próximos meses, semanas e dias extingue a sensação de impotência perante o edital. Você autoamticamente percebe que você tem domínio da situação.
Além disso, é fundamental também analisar o peso de cada seção de prova do seu concurso, para saber o que priorizar no momento pós-edital. E por que no momento pós-edital? Porque nesse momento todas as matérias do concurso já foram divulgadas.
O peso de cada prova das Forças Armadas é distribuído assim:
Exército: especialidade peso 3 e Odontologia geral peso 1.
Marinha: especialidade e Odontologia geral peso 3 e Redação peso 1.
Aeronáutica: especialidade peso 3, Português peso 2 e Redação peso 1.
Já no momento pré-edital, quando sua vaga ainda não foi liberada, só lhe resta ganhar tempo estudando para a única seção de prova que você tem certeza que estará presente na prova do ano seguinte: Odontologia Geral do Exército/Marinha, Português da Aeronáutica e Redação da Marinha/Aeronáutica.
E ainda sobre a priorização, é certo que tudo que você fez até hoje não te levou à aprovação. Porque se tivesse levado você não estaria lendo esse texto. Então reflita sobre todas as atividades que você desempenha e elimine todas (exceto as obrigatórias para sua sobrevivência, é claro) que não estejam te conduzindo à aprovação.
Concluindo, a sensação de sobrecarga pode ser resumida com uma fórmula matemática:
Sobrecarga = desorganização + falta de priorização.
E lembre-se: não são aprovados somente os que só estudam e não fazem mais nada da vida. Todo aprovado trabalha e tem familiares para se atentar. A diferença é que esses usam seus tempos livres para estudar, e não culpam as circunstâncias por impedi-los de passar.
-Baixe gratuitamente o EBOOK Dentista Militar para Iniciantes para conhecer os pré-requisitos, etapas e histórico de vagas dos concursos -> CLIQUE AQUI
-Acesse nosso DRIVE para para baixar gratuitamente as provas mais recentes -> CLIQUE AQUI
-Baixe apostilas gratuitas de assuntos que já caíram nos concursos das Forças Armadas para dentistas -> CLIQUE AQUI
-Visite o site da MENTORIA para começar a estudar de forma direcionada e passar na sua próxima prova -> CLIQUE AQUI